domingo, 16 de setembro de 2018

É isso aí

Oii bom sei que ainda estamos em meados de setembro e só costumo fazer uma retrospectiva do que passou no fim do ano mas parei esses dias e reparei na enorme mudança pela qual passei nesses últimos quatro anos após receber meu diagnóstico, daí resolvi escrever um pouco então lá vai rs.
 Recebi o diagnóstico de Esclerose aos 24 anos   no início tinha até medo de falar o nome" Esclerose Múltipla" ,quando recebi o diagnóstico achei que minha vida iria acabar, que me tornaria um peso morto,chorei muito até porque o surto que tive havia afetado minha perna esquerda e tinha muita dificuldade de me locomover até mesmo para levantar do vaso quando ia ao banheiro. Quando saí do consultório estava desesperada e um amigo me disse: "Você não está sozinha e é mais forte do que imagina"no início nem liguei porque tinha muito medo, mas depois parei para rezar conversar com Deus , refleti e  entendi que se eu só chorasse nada iria mudar nem minha vida,  nem  em meu diagnóstico. Levantei a cabeça, aceitei a  "EM"  faço o tratamento,as terapias e procuro cuidar bem.

A cada dia que passa eu agradeço à Deus por estar viva, e porque a cada dia que passa me recupero um pouco mais, o dia em que eu consegui sair sozinha na rua e pegar um ônibus fiquei tão feliz por essa conquista quer dizer: sozinha não, em primeiro lugar Deus andando na frente que me da forças para não desistir, e também com à" Cuca"  apelido que dei a minha bengala, um apoio provisório que uso por enquanto. Um dia saí de casa sem a bengala para ir até um carro de um senhor que vende ovos, comprei andei um pedaço da rua com a bandeja de ovos na mão e subi as  escadas de casa, pode parecer besteira para quem escuta mas para mim foi uma felicidade imensa, chorei de novo só que agora de felicidade e agradeci muito a Deus .Acredito que foi nesse momento que eu fiz uma das escolhas mais importantes da minha vida, eu escolhi viver .

É fato no início  tinha  dias  que eu só queria sumir, fugir de tudo e de todos,e  as  vezes raramente  isso ainda acontece mas nesse momento eu paro respiro fundo, e olho para trás e lembro de tudo que eu já  passei e superei graças  a Deus. Não é fácil conviver  com a esclerose diariamente,as limitações que ela pode causar, preconceito e  até mesmo com a montanha russa emocional  que a  EM  pode  levar o  paciente passar, mesmo assim  com tudo  isso  Escolhi  Viver .

E   no momento  em  que  fiz essa escolha me olhei no espelho  e  disse a menina  Mariana de  24 anos  assustada e triste que eu era e disse a  ela  que  ela tinha  que   crescer  com tudo aquilo, por  que a minha nova versão  escolheu viver. Demorei muito tempo para  fazer essa escolha, sempre fui muito medrosa,insegura e quando recebi o diagnóstico  pensei que  isso  só  iria  piorar,e  por um  tempo isso realmente aconteceu  até  o momento  da  real  aceitação do meu  diagnóstico e nossa  isso demorou  dois anos para  acontecer,só  depois  desse tempo  todo que consegui  ter coragem de  contar  meu diagnostico a um amigo  de infância. Tinha  vergonha,medo mas acho  isso  normal, afinal  tinha  acabado  de começar  uma  no  fase  na  minha  vida  e sabia que  novos  desafios  estavam   por  vir.

Gosto de  dizer que a cada dia vivo  uma aventura  diferente,que todo  dia um  aprendizado,dias  atrás  eu estava  no  ônibus no para  o trabalho  e o  motorista   me parou   e  disse que  estava  feliz  por  me  ver,  ver  meu  progresso  e  que  eu não  havia  desistido e  ainda  brincou dizendo  que logo iria  me  ver  correndo  atrás do  ônibus pra  não  perder rs.  Ele  disse que  o inspiro,  é um  pouco  estranho ouvir de  alguém que  eu   servi de  inspiração,  é  diferente não sei  explicar ao  certo  mas  posso dizer que gostei de  ouvir e saber  que  de  alguma  maneira eu posso ter inspirado alguém a não desistir .Dizem  que  tudo  na  vida  vem  pra  ensinar  e  posso  dizer  por  mim  que  isso  é  verdade,como  já  disse  antes  mudei,  aprendi  e  cresci  muito  como  pessoa  depois  do  meu  diagnóstico,ainda  tenho  muito  para  aprender sei  disso, e  quero  aprender.

E  se  a  vida  é  feita   de  escolhas  bom  Escolhi,   e  vou  continuar  escolhendo  Viver, sou só uma aprendiz  

2 comentários:

  1. Tão bom ler um relato assim, tão inspirador, motivador...para quem tem EM é muito importante ter um exemplo de superação e vc é um grande exemplo Mari. Obrigada por compartilhar sua luta com seus irmãos de EM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Letícia que bom saber que vc gostou. Nós não podemos desistir jamais fácil não é mais juntos somos mais fortes

      Excluir